Monitoramento Prudencial: entenda como funciona

Em busca da constante evolução para segurança de todos os agentes atuantes no mercado de energia elétrica, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) publicou a Resolução Normativa nº 1.072/2023. Nesta, a ANEEL estabelece o início do MONITORAMENTO PRUDENCIAL, processo que será realizado pela CCEE e tem como objetivo tornar as operações realizadas no mercado mais seguras para todos. A CCEE receberá informações dos agentes, e com essas informações irá calcular o risco tomado e os níveis de alavancagem de todos os players do mercado.

Adiante, apresentaremos as diretrizes e metodologia a serem aplicadas no Monitoramento Prudencial.

Agentes Participantes:

As informações acima citadas deverão ser enviadas pelos agentes na seguinte periodicidade:

Agentes da categoria Geração e classe Comercializador: deverão encaminhar semanalmente as informações de monitoramento através do sistema.

Agentes das classes Consumidor Livre e Consumidor Especial: deverão encaminhar mensalmente as informações de monitoramento através do sistema.

Agentes da categoria Distribuição: estão isentos de participação do Monitoramento Prudencial.

Informações necessárias do Consumidor Livre e Especial e agentes de Comercialização:

Os dados abaixo devem ser enviados na periodicidade estabelecida para cada classe de agente.

  • Total de contratos de compra consolidados, em Reais e MWmédios, em base mensal, para o mês de apuração e para o horizonte dos próximos 6 meses, por tipo de contrato (preço fixo, preço variável e derivativos), por tipo de energia e por submercado;
  • Total de contratos de venda consolidados, em Reais e MWmédios, em base mensal, para o mês de apuração e para o horizonte dos próximos 6 meses, por tipo de contrato (preço fixo, preço variável e derivativos), por tipo de energia e por submercado;
  • Previsão de consumo em MWmédios, em base mensal, para o mês de apuração e para o horizonte dos próximos 6 meses, por tipo de energia e por submercado;
  • Exposição das 5 maiores contrapartes, de forma individual, considerando as próximas três contabilizações do mercado de curto prazo;
  • Patrimônio Líquido, excluindo elementos de baixa liquidez.

Fator de Alavancagem:

Entrando com esses dados, a CCEE vai calcular o valor em risco da posição em aberto do consumidor, dividindo pelo PATRIMÔNIO LÍQUIDO do consumidor. Desse cálculo, teremos o FATOR DE ALAVANCAGEM (FA). Neste caso, quanto maior o FA, maior o risco do agente. Abaixo a fórmula:

Fator de Alavancagem

Horizonte de varredura do mês de referência:

A janela de apuração de monitoramento contempla o mês de apuração (m) e os 6 meses de referência à frente, no total de 7 meses (M+0 a M+6).

Cada agente deverá considerar a projeção de suas operações nesses meses, que consiste em determinar a expectativa de geração e/ou de consumo, além de declarar o seu compromisso perante os contratos de compra e venda de energia já firmados.

horizonte de varredura do mês de referência

Seja representado pela EDRE:

No mercado livre de energia, a EDRE  faz a gestão e representação da sua empresa na CCEE. Apesar da complexidade do assunto, a explicação tem caráter informativo já que a EDRE, como gestora, irá realizar todas as inserções necessárias nos sistemas CCEE, sem gerar grandes demandas de trabalho para nossos clientes.

Fale conosco!

Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
monitoramento prudencial

Avalie sua economia de energia com a EDRE!

Com nossa ferramenta de simulação, descubra quanto você pode economizar na sua conta de energia. Clique no botão ao lado e preencha o formulário com seus dados para saber o resultado.